A Baixada no cenário
Da IV Semana Maranhense de Dança
A comissão artística do Teatro Arthur Azevedo, promoveu de 17 a 23 de Agosto de 2009 a IV Semana Maranhense de Dança, um evento de convergência e intercâmbio entre os bailarinos Maranhenses e com convidados de todo o Brasil. Neste ano o evento contou com a participação de poucos convidados de fora do estado, pois o recurso captado não foi o suficiente para fazer um evento no mesmo porte dos anos anteriores.
A Baixada se fez presente como nos anos anteriores onde as Companhias Impacto (Arari) e Expressão Livre (Palmeirândia) mostraram todo seu potencial nos palcos de São Luis, nesta edição a Cia. Impacto pôde experimentar mais uma vez a oportunidade de participar de palestras sobre a dança maranhense e diversas oficinas dos mais variados estilos de dança (Dança Contemporânea, Ballet Clássico, Dança Afro, Street Dance e Dança Popular), juntamente com membros da Cia. Perizes de São Bento que não perderam a oportunidade de obter conhecimento.
Intercâmbios como a Semana de Dança, são meios para reciclar o conhecimento obtido, ampliando o repertório de oficinas promovidas pela Cia. no município de Arari e no conjunto de municípios da Baixada Maranhense. A participação da Cia. contou com o apoio da Secretária de Educação do município, que sempre está presente nas ações desenvolvidas ao longo de um ano e meio.
Na quarta feira à noite, o espetáculo de Dança-Teatro “Varais” recheou a programação do Teatro Alcione Nazaré, mostrando a classe artística de São Luis todo o potencial que os jovens da Baixada tem ao realizar um trabalho tão orgânico e sério, que não exclui corpos diferentes e nem busca a perfeição neles, sem estruturas necessárias nem o “luxo” de uma sala de dança com piso emborrachado, espelhos e barras, mas que sabe utilizar a arte como meio de transformação social de um território tão carente de políticas públicas para a juventude e para a cultura.
Publicado em Notícias sobre a Rede, Prêmio 2009







